SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número77Visões dos agentes envolvidos na concepção, divulgação e utilização de materiais educativos digitais nos portais educativos espanhóisAs visões dos alunos sobre os Materiais Digitais Didáticos na Espanha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MARCHIONNE, Ilaria; BARTOLINI, Rudi  e  DANTAS, Taisa Rodrigues. Novas práticas de estudo. Pesquisa sobre o uso de tecnologias novas e antigas entre estudantes universitários. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.59-77.  Epub 25-Out-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68387.

Em um contexto de “comunicação generalizada”, apoiado por novas ferramentas e ambientes de trabalho, as práticas de estudo também mudam, transformando profundamente os hábitos e comportamentos dos alunos. A pesquisa relatada descreve analiticamente, por meio de um processo de investigação narrativa, as práticas de estudo de universitários, fazendo referência ao uso integrado que fazem de antigos e novos modos de comunicação, de textos tradicionais e de plataformas e ferramentas digitais entre os mais usuais e difundidos. Dentro deste vasto campo de pesquisa, focaliza-se em particular a relação que, mediada pelas novas ferramentas, se estabelece entre o aluno e o professor, entre o aluno e os colegas e entre o aluno e os textos de estudo. Descrevendo novos hábitos, a análise objetivou delimitar vantagens e dificuldades relacionadas ao uso do digital, apontando especificamente como o uso de novos métodos de comunicação ou novas formas de textualidade pode favorecer ou inibir a comunicação em um ambiente universitário.

Palavras-chave : Comunicação generativa; Formação; Ferramentas digitais; Novas tecnologias.

        · resumo em Inglês | Italiano     · texto em Inglês | Italiano     · Inglês ( pdf ) | Italiano ( pdf )