SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número77Novas práticas de estudo. Pesquisa sobre o uso de tecnologias novas e antigas entre estudantes universitáriosLos materiales usados en escuelas de Educación Infantil proyectados en sus webs y blogs índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

REGO-AGRASO, Laura  y  SUELVES, Diana Marín. As visões dos alunos sobre os Materiais Digitais Didáticos na Espanha. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.79-94.  Epub 25-Oct-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68491.

O objetivo fundamental desta pesquisa foi conhecer a percepção dos alunos dos últimos cursos da Educação Básica na Espanha sobre o uso de dispositivos tecnológicos e materiais didáticos digitais. Para isso, utilizou-se uma metodologia descritiva e qualitativa, aplicando a entrevista em grupo como instrumento de coleta de dados. Estas entrevistas foram conduzidas a 11 estudantes de duas comunidades autónomas do estado espanhol - Galícia e Comunidad Valenciana. Os resultados mostram que os alunos ainda preferem o livro impresso, mas ao mesmo tempo estão hiperconectados e familiarizados com o uso pessoal e acadêmico de dispositivos eletrônicos. Algumas das potencialidades e dificuldades do uso dos materiais didáticos digitais também foram identificadas, assim como uma série de propostas de melhoria na perspectiva dos principais usuários de materiais didáticos digitais.

Palabras clave : Tecnologia; Recursos didáticos digitais; Percepção; Estudantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )