SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue77Student’s visions about Digital Didactic Materials in SpainRe-writing knowledge, re-design textbooks: auto-production of contents in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

RODRIGUEZ, María Montserrat Castro. Os materiais utilizados nas escolas de Educação Infantil projetados em seus sites e blogs. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.95-116.  Epub Oct 25, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68686.

Na Espanha, a Educação Infantil não é uma etapa escolar obrigatória, mas, atualmente, quase 100% dos alunos entre 3 e 6 anos estão na escola. Nos últimos anos, na comunidade científica, despertou-se interesse em investigar diferentes aspectos curriculares relacionados à práxis educacional dessa etapa. Neste contexto, os materiais desempenham um papel fundamental como mediadores para o acesso ao conhecimento e também para o desenvolvimento de projetos educacionais. Paralelamente, as políticas de incentivo ao uso das TICs na sociedade e na escola geram novas formas de ir além das paredes: seus sites e blogs servem de vitrine para os centros registrarem seus trabalhos. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que tem dois objetivos: identificar os tipos de materiais projetados nos blogs e sites dos centros educacionais e verificar se eles são contextualizados na comunidade educacional. Nesta pesquisa, são selecionadas quatro escolas que respondem a quatro modelos representativos referentes ao uso de materiais e sites/blogs. É uma seleção intencional baseada nos seguintes critérios: tipo de escola, contexto socioeconômico, uso de seus sites/blogs e tipos de materiais. É uma amostra de 27 salas de aula agrupadas em quatro centros. O instrumento de pesquisa foi desenvolvido com base nos indicadores propostos por Booth e Ainscow (2011). Os resultados indicam que existe uma cultura de compartilhamento de materiais e o uso majoritário de materiais de fora da comunidade, exceto em centros rurais. O uso de blogs e website difere: alguns centros refletem processos e outros apresentam os produtos.

Keywords : Materiais; Educação Infantil; Blogs; Website; Materiais contextualizados.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )