SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número77Las visiones del alumnado sobre los Materiales Didácticos Digitales en EspañaReescrever o conhecimento, redesenhar o livro didático: a autoprodução de conteúdo em sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

RODRIGUEZ, María Montserrat Castro. Os materiais utilizados nas escolas de Educação Infantil projetados em seus sites e blogs. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.95-116.  Epub 25-Oct-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68686.

Na Espanha, a Educação Infantil não é uma etapa escolar obrigatória, mas, atualmente, quase 100% dos alunos entre 3 e 6 anos estão na escola. Nos últimos anos, na comunidade científica, despertou-se interesse em investigar diferentes aspectos curriculares relacionados à práxis educacional dessa etapa. Neste contexto, os materiais desempenham um papel fundamental como mediadores para o acesso ao conhecimento e também para o desenvolvimento de projetos educacionais. Paralelamente, as políticas de incentivo ao uso das TICs na sociedade e na escola geram novas formas de ir além das paredes: seus sites e blogs servem de vitrine para os centros registrarem seus trabalhos. Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que tem dois objetivos: identificar os tipos de materiais projetados nos blogs e sites dos centros educacionais e verificar se eles são contextualizados na comunidade educacional. Nesta pesquisa, são selecionadas quatro escolas que respondem a quatro modelos representativos referentes ao uso de materiais e sites/blogs. É uma seleção intencional baseada nos seguintes critérios: tipo de escola, contexto socioeconômico, uso de seus sites/blogs e tipos de materiais. É uma amostra de 27 salas de aula agrupadas em quatro centros. O instrumento de pesquisa foi desenvolvido com base nos indicadores propostos por Booth e Ainscow (2011). Os resultados indicam que existe uma cultura de compartilhamento de materiais e o uso majoritário de materiais de fora da comunidade, exceto em centros rurais. O uso de blogs e website difere: alguns centros refletem processos e outros apresentam os produtos.

Palabras clave : Materiais; Educação Infantil; Blogs; Website; Materiais contextualizados.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )