SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue77The materials used in early Childhood Schools, projected on their websites and blogsOn how to teach: paradigmatic traits in pedagogical manuals and research perspectives (1870-2015) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ANICHINI, Alessandra  and  PARIGI, Laura. Reescrever o conhecimento, redesenhar o livro didático: a autoprodução de conteúdo em sala de aula. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.117-134.  Epub Oct 25, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68427.

O artigo relata resultados de pesquisa qualitativa realizada no âmbito do projeto Avanguardie Educative, com o objetivo de descrever e analisar a experiência de um grupo de professores italianos em relação à prática de autoprodução de livros didáticos ou conteúdos educacionais digitais. A pesquisa, realizada com escolas envolvidas em um processo de experiência de adoção alternativa ao livro didático, permitiu discutir as motivações que conduzem os professores a optarem por essa escolha, no sentido de uma releitura das relações entre currículo, indicações ministeriais e autonomia de ensino, com especial atenção ao aluno considerado sujeito ativo de sua formação.

Keywords : Livros didáticos; Conteúdos didáticos digitais; Produção de livros pelos professores; Prática educacional.

        · abstract in English | Italian     · text in English | Italian     · English ( pdf ) | Italian ( pdf )