SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número77Os materiais utilizados nas escolas de Educação Infantil projetados em seus sites e blogsDe como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

ANICHINI, Alessandra  e  PARIGI, Laura. Reescrever o conhecimento, redesenhar o livro didático: a autoprodução de conteúdo em sala de aula. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.117-134.  Epub 25-Out-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68427.

O artigo relata resultados de pesquisa qualitativa realizada no âmbito do projeto Avanguardie Educative, com o objetivo de descrever e analisar a experiência de um grupo de professores italianos em relação à prática de autoprodução de livros didáticos ou conteúdos educacionais digitais. A pesquisa, realizada com escolas envolvidas em um processo de experiência de adoção alternativa ao livro didático, permitiu discutir as motivações que conduzem os professores a optarem por essa escolha, no sentido de uma releitura das relações entre currículo, indicações ministeriais e autonomia de ensino, com especial atenção ao aluno considerado sujeito ativo de sua formação.

Palavras-chave : Livros didáticos; Conteúdos didáticos digitais; Produção de livros pelos professores; Prática educacional.

        · resumo em Inglês | Italiano     · texto em Inglês | Italiano     · Inglês ( pdf ) | Italiano ( pdf )