Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
ANICHINI, Alessandra e PARIGI, Laura. Reescrever o conhecimento, redesenhar o livro didático: a autoprodução de conteúdo em sala de aula. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.117-134. Epub 25-Out-2019. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.68427.
O artigo relata resultados de pesquisa qualitativa realizada no âmbito do projeto Avanguardie Educative, com o objetivo de descrever e analisar a experiência de um grupo de professores italianos em relação à prática de autoprodução de livros didáticos ou conteúdos educacionais digitais. A pesquisa, realizada com escolas envolvidas em um processo de experiência de adoção alternativa ao livro didático, permitiu discutir as motivações que conduzem os professores a optarem por essa escolha, no sentido de uma releitura das relações entre currículo, indicações ministeriais e autonomia de ensino, com especial atenção ao aluno considerado sujeito ativo de sua formação.
Palavras-chave : Livros didáticos; Conteúdos didáticos digitais; Produção de livros pelos professores; Prática educacional.