SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue77Re-writing knowledge, re-design textbooks: auto-production of contents in the classroomThe textbook and its presence in History classes: contributions of ethnography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

GARCIA, Tânia Maria F. Braga  and  SILVA, Vivian Batista da. De como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015). Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.135-158.  Epub Oct 25, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.69326.

O objetivo do artigo é contribuir para a produção de conhecimento sobre manuais destinados à formação de professores, focalizando particularmente as obras usadas no ensino de disciplinas como a Pedagogia, a Didática, a Metodologia e a Prática de Ensino, em perspectiva ainda pouco explorada na pesquisa educacional. Denominados de manuais pedagógicos, têm sido publicados no Brasil desde 1870 com a intenção de garantir aos futuros professores uma formação especializada. A complexificação da Didática como campo de conhecimento e o fortalecimento das Didáticas Específicas produziram transformações nesse conjunto de obras ao longo dos últimos quarenta anos, demandando revisões conceituais e novas perspectivas de investigação, apontadas pelas autoras nesta síntese realizada a partir dos resultados de suas pesquisas.

Keywords : Manuais pedagógicos; Manuais didáticos; Didática; Formação de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )