SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número77O livro didático e sua presença em aulas de História: contribuições da etnografiaAs velhas novas perspectivas educativas frente à crise ética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MACIEL, Rogerio Andrade; CASTRO, Cesar Augusto  y  FRANCA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de. Cultura material escolar nas escolas radiofônicas de Bragança: entre permanências e inovações pedagógicas (1960-1970). Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.183-203.  Epub 25-Oct-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68060.

O presente artigo tem por objetivo analisar a cultura material escolar nas escolas radiofônicas de Bragança e a constituição das permanências e inovações pedagógicas, no período de 1960 - 1970. Metodologicamente, utilizamos a abordagem da Nova História Cultural como análise sobre o uso dos materiais escolares e as representações de educação dos sujeitos sobre esses materiais no cotidiano das salas de aula. Foram identificados três tipos de escolas: uma que funcionava na casa da monitora; outra em um barracão de palha; e a última em uma escola municipal. A cultura material escolar, nesta instituição escolar, está constituída pelos seguintes materiais: materiais de escrita (giz e lápis com borracha); materiais de suporte de escrita (quadro negro, cartaz, cadernos e folhas de papel sem pauta); mobílias (mesas de madeiras toscas e bancos retangulares de madeiras); materiais de leitura (pequenos textos e relatórios); materiais de iluminação (lamparinas de pressão, lampiões e aladins); indumentárias dos alunos (roupas de chita artesanal e algodão); materiais de proteção (palhas de Inajás e Babaçu); material de comunicação e ensino (intitulado como rádio cativo). Esses materiais permitiram identificar as permanências e inovações pedagógicas. Concluiu-se que os materiais escolares produziram representações críticas, emancipatórias e evangelizadoras cuja finalidade era alfabetizar os jovens e adultos das escolas radiofônicas de Bragança, Estado do Pará.

Palabras clave : Cultura material escolar; Escolas radiofônicas; Representações de educação; Educação de Jovens e Adultos; Bragança (PA).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )