SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número77Formas regulatórias e participação infantil: marcas de descompassos nos momentos da roda na Educação InfantilPROVOQUE - Problematizando Visualidades e Questionando Estereótipos: leitura de imagens fundamentada nos Estudos da Cultura Visual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FREITAS, Nadia Magalhães da Silva  y  MARQUES, Carlos Alberto. Sustentabilidade e CTS: o necessário dialógo na/para a Educação em Ciência em tempos de crise ambiental. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.77, pp.265-282.  Epub 25-Oct-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.61568.

O presente trabalho traz resultados complementares de uma pesquisa anterior, que buscou responder: em que termos se observa a inserção do tema (in)sustentabilidade em trabalhos de teses e de dissertações que se caracterizaram como análise de práticas/ações de Educação em Ciências/Educação Científica e Tecnológica, com enfoque CTS, na abordagem de temas socioambientais. A abordagem sobre sustentabilidade carrega em si a valorização da dimensão ambiental, constituindo-se o core das discussões, especialmente no âmbito educacional, principalmente no contexto das relações CTS. Isso pressupõe ponderar sobre os impactos, por vezes irreversíveis, da exploração da natureza, principalmente sob a égide do capitalismo, o que inexoravelmente envolve o problema da insustentabilidade. Todavia, não se pode restringir a análise em apenas uma das dimensões dos processos insustentáveis, sob o risco de adotarmos uma concepção reducionista e fragmentada, apartada de uma abordagem multidimensional da questão. Em função da vigência de uma crise ambiental, o problema da insustentabilidade assume múltiplas dimensões, com inserção no campo social, econômico, ambiental, ético, entre outros, e sua abordagem tem referência forte nas relações CTS, mas apresenta-se subteorizada principalmente na sua vertente social. Assim, uma abordagem multidimensional das relações CTS na educação em ciências possibilita considerar a (in)sustentabilidade em sua multirreferencialidade de fatores. Ao revelar as convergências destes dois campos “Sustentabilidade e CTS”, no campo educacional, estaremos ampliando tanto a visão crítica das relações CTS quanto favorecendo a sensibilidade socioambiental.

Palabras clave : Sustentabilidade; CTS; Educação em Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )