SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue78Current perspectives on research in Mathematics Education in PeruMathematical modeling in the initial years as a perspective for mathematics teaching: a brief history of Brazilian publications in journals (from 2009 to 2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

GUERIOS, Ettiène  and  GONCALVES, Tadeu Oliver. Um estudo acerca da pesquisa sobre formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.27-45.  Epub Nov 18, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68973.

Trata-se do resultado de um estudo documental descritivo-analítico sobre questões investigativas e resultados apresentados pelas teses desenvolvidas nas áreas de Educação e de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem como foco de estudo o processo de Formação Inicial de Professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização. Tem como campo de investigação o banco da produção acadêmica brasileira produzido pela pesquisa “Mapeamento e Estado da Arte da Pesquisa Brasileira sobre o Professor que Ensina Matemática” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) constituído por 858 trabalhos no período de 2001 a 2012. Do corpus de 63 teses identificadas, foram selecionadas 12 por meio dos descritores “Pedagogia” e “anos iniciais” no título. As teses foram organizadas e analisadas segundo as dimensões temáticas “conteúdo matemático”, “aspecto didático-metodológico”, “construção de saberes e produção de sentidos” e “estágio curricular”. A análise descritiva mostra teses relacionadas ao professor que ensina matemática cujos temas são importantes, mas estão voltados à verificação de ênfases não vinculadas necessariamente ao processo de formação dos professores no curso de Pedagogia. Também, são poucas as que têm como questão de investigação o processo em si da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Keywords : Formação Inicial; Matemática e Pedagogia; Matemática Anos Iniciais; Formação Professores Matemática; Professores Matemática Anos Iniciais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )