SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número78Perspectivas actuales de la investigación en Educación Matemática en el PerúLa modelación matemática en los años iniciales como perspectiva para la enseñanza de matemática: un panorama de publicaciones brasileñas en periódicos (de 2009 a 2018) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

GUERIOS, Ettiène  y  GONCALVES, Tadeu Oliver. Um estudo acerca da pesquisa sobre formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.27-45.  Epub 18-Nov-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68973.

Trata-se do resultado de um estudo documental descritivo-analítico sobre questões investigativas e resultados apresentados pelas teses desenvolvidas nas áreas de Educação e de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem como foco de estudo o processo de Formação Inicial de Professores que ensinam matemática nos anos iniciais de escolarização. Tem como campo de investigação o banco da produção acadêmica brasileira produzido pela pesquisa “Mapeamento e Estado da Arte da Pesquisa Brasileira sobre o Professor que Ensina Matemática” do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) constituído por 858 trabalhos no período de 2001 a 2012. Do corpus de 63 teses identificadas, foram selecionadas 12 por meio dos descritores “Pedagogia” e “anos iniciais” no título. As teses foram organizadas e analisadas segundo as dimensões temáticas “conteúdo matemático”, “aspecto didático-metodológico”, “construção de saberes e produção de sentidos” e “estágio curricular”. A análise descritiva mostra teses relacionadas ao professor que ensina matemática cujos temas são importantes, mas estão voltados à verificação de ênfases não vinculadas necessariamente ao processo de formação dos professores no curso de Pedagogia. Também, são poucas as que têm como questão de investigação o processo em si da formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palabras clave : Formação Inicial; Matemática e Pedagogia; Matemática Anos Iniciais; Formação Professores Matemática; Professores Matemática Anos Iniciais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )