SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue78Mathematical modeling in the initial years as a perspective for mathematics teaching: a brief history of Brazilian publications in journals (from 2009 to 2018)Evaluation of Basic Education teachers’ graphic literacy at training and profesional action author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

PINEIRO, Juan Luis  and  ORTIZ, Claudia Vásquez. Um estudo exploratório das tensões nos critérios de seleção de problemas em professores do Ensino Fundamental. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.65-84.  Epub Nov 18, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68976.

A resolução de problemas é considerada central na aprendizagem e no ensino da matemática escolar. Sua implementação nas salas de aula, no entanto, tem sido elusiva e difícil. Um dos fatores identificados como responsáveis foram as concepções dos professores sobre o processo de resolução de problemas, nos quais são valorizados e relacionados ao desenvolvimento do pensamento, ao mesmo tempo em que seu ensino é processualizado. Esse entendimento influenciará a seleção de problemas que o professor faz. Sendo este um papel crítico para a sua implementação bem-sucedida, neste trabalho pretendemos investigar as tensões existentes nos critérios de seleção utilizados pelos professores do Ensino Fundamental do Chile. Construímos e aplicamos um questionário aberto aos participantes de um workshop voluntário sobre a seleção de problemas matemáticos. A análise de suas respostas por meio de uma análise de conteúdo revela que esses professores manifestam concepções objetivistas, utilitárias e humanistas sobre os problemas. Neles é possível identificar as tensões Say/Grow e Security/Challenge e outro par que amplia a visão sobre as tensões que podem emergir no contexto escolar. Conclui-se que as diferentes perspectivas sobre os conceitos promovem tensões na seleção de problemas relacionados com a forma como se dirige a classe, a relação entre o professor e o sistema escolar e entre o professor e a resolução de problemas.

Keywords : Problemas; Ensino Fundamental; Professor; Seleção de tarefas; Tensões.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese | Spanish     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )