SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número78Um estudo exploratório das tensões nos critérios de seleção de problemas em professores do Ensino FundamentalProfessores uruguaios confrontados com a implementação da Plataforma de Adaptação Matemática para aprender e ensinar Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

RODRIGUEZ-ALVEAL, Francisco  e  DIAZ-LEVICOY, Danilo. Avaliação da alfabetização gráfica de professores da Educação Básica em formação e em exercício. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.85-103.  Epub 18-Nov-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68977.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa descritiva transversal realizada em uma universidade do centro-sul do Chile, na qual participam professores do Ensino Fundamental em formação e ativos, sobre representações gráficas por causa do papel que desempenham no processo de ensino e aprendizagem desde o primeiro ano do ensino básico no currículo escolar chileno. Para a coleta de informações foi aplicado um instrumento validado estatisticamente pelos autores no qual se obteve uma confiabilidade (alpha de Cronbach) de 0,78 que permitiu avaliar as habilidades de codificação e decodificação de informações quantitativas resumidas em representações gráficas univariadas e bivariadas, utilizando a taxonomia de Kimura (1999), cuja introdução no nível do sistema escolar geraria as habilidades exigidas pelo currículo nacional. Os resultados mostram que, em geral, os professores em formação e ativos têm percentuais médios elevados na capacidade básica de leitura de informações univariadas, resumidos em polígonos de frequência simples. No entanto, os percentuais diminuem para 61,3% nos futuros professores e para 50% nos docentes ativos por ser um histograma, representação amplamente utilizada para mostrar a distribuição de informações quantitativas em qualquer curso de estatística em nível nacional e internacional. Esses resultados, novidade no contexto chileno, permitem observar professores em formação e ativos não desenvolveram suficientemente a capacidade de realizar uma leitura conjunta de duas variáveis quantitativas resumidas por meio de uma representação gráfica, exigindo inovação em processos instrucionais que garantem uma melhoria no aprendizado.

Palavras-chave : Formação de professores; Representações gráficas; Habilidades estatísticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )