SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número78Los profesores uruguayos ante la implementación de la Plataforma Adaptativa de Matemática para aprender y enseñar MatemáticaPráctica de enseñanza de las matemáticas: un experimento de enseñanza con profesores colombianos en formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

VERA, Osmar. A interpretação dos resultados: um elemento de significado para inferência estatística. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.131-152.  Epub 19-Nov-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/01014-4060.69046.

Em dois problemas de resposta aberta, onde um teste de hipótese e uma análise de variância elementar são modelados, analisamos as respostas de (N = 224) estudantes de psicologia da Universidade de Huelva, Espanha, em relação ao significado alcançado pelos alunos na interpretação dos resultados. Uma vez resolvidos, eles foram solicitados a interpretar os resultados em termos do problema. Utilizamos a abordagem ontosemiótica da cognição matemática como referencial teórico. Como parte do referencial, consideramos os objetos matemáticos, os processos envolvidos e os resultados, a fim de descobrir conflitos semióticos que levam a respostas institucionalmente inadequadas. Apresentamos uma classificação detalhada dos conflitos semióticos que emergem da análise das tarefas realizadas pelos estudantes.

Palabras clave : Interpretação dos resultados; Estudantes de psicologia; Conflito semiótico; Abordagem ontosemiótica à cognição e instrução matemática (EOS); Inferência estatística.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )