Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411
Resumen
VERA, Osmar. A interpretação dos resultados: um elemento de significado para inferência estatística. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.131-152. Epub 19-Nov-2019. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/01014-4060.69046.
Em dois problemas de resposta aberta, onde um teste de hipótese e uma análise de variância elementar são modelados, analisamos as respostas de (N = 224) estudantes de psicologia da Universidade de Huelva, Espanha, em relação ao significado alcançado pelos alunos na interpretação dos resultados. Uma vez resolvidos, eles foram solicitados a interpretar os resultados em termos do problema. Utilizamos a abordagem ontosemiótica da cognição matemática como referencial teórico. Como parte do referencial, consideramos os objetos matemáticos, os processos envolvidos e os resultados, a fim de descobrir conflitos semióticos que levam a respostas institucionalmente inadequadas. Apresentamos uma classificação detalhada dos conflitos semióticos que emergem da análise das tarefas realizadas pelos estudantes.
Palabras clave : Interpretação dos resultados; Estudantes de psicologia; Conflito semiótico; Abordagem ontosemiótica à cognição e instrução matemática (EOS); Inferência estatística.