SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue78The interpretation of results: an element of meaning for statistical inferenceKnowledges and professionality of the Water Pedagogy course graduates: a focus on the early training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SANCHEZ, Maria Teresa Castellanos. Prática de ensino de matemática: um experimento de ensino com professores colombianos em formação. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.153-166.  Epub Nov 19, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.69048.

Uma investigação desenvolvida durante as práticas de ensino na formação inicial de professores de matemática é relatada; na qual são promovidos processos sistemáticos de reflexão, comprometendo-se, assim, a dar início aos Futuros Professores de Matemática em seu desenvolvimento profissional. Com este propósito e utilizando o paradigma de pesquisa de desenho, um experimento de ensino foi concebido no contexto do curso de prática de ensino do último semestre de um programa de graduação em matemática na Colômbia. As fases do experimento são relatadas explicando os sucessos e ajustes no projeto formativo durante a intervenção; após a análise sequencial, são descritos traços que caracterizam a evolução nas dimensões de reflexão e conhecimento profissional para um caso particular do processo de treinamento.

Keywords : Prática de ensino; Experiência de ensino; Conhecimento profissional; Reflexão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese | Spanish     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )