SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número78La interpretación de los resultados: un elemento de significado para la inferencia estadísticaSaberes e profissionalidade de egressos do curso de Pedagogia das Águas: a formação inicial em foco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SANCHEZ, Maria Teresa Castellanos. Prática de ensino de matemática: um experimento de ensino com professores colombianos em formação. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.153-166.  Epub 19-Nov-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.69048.

Uma investigação desenvolvida durante as práticas de ensino na formação inicial de professores de matemática é relatada; na qual são promovidos processos sistemáticos de reflexão, comprometendo-se, assim, a dar início aos Futuros Professores de Matemática em seu desenvolvimento profissional. Com este propósito e utilizando o paradigma de pesquisa de desenho, um experimento de ensino foi concebido no contexto do curso de prática de ensino do último semestre de um programa de graduação em matemática na Colômbia. As fases do experimento são relatadas explicando os sucessos e ajustes no projeto formativo durante a intervenção; após a análise sequencial, são descritos traços que caracterizam a evolução nas dimensões de reflexão e conhecimento profissional para um caso particular do processo de treinamento.

Palabras clave : Prática de ensino; Experiência de ensino; Conhecimento profissional; Reflexão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Portugués     · Español ( pdf ) | Portugués ( pdf )