SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue78Mathematics teaching practice: a teaching experiment with Colombian Teachers in trainingSocialization, professionalization and the work of novice teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

LOBATO, Vivian Silva  and  DAVIS, Claudia Leme Ferreira. Saberes e profissionalidade de egressos do curso de Pedagogia das Águas: a formação inicial em foco. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.167-185.  Epub Nov 19, 2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.67101.

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como egressos do curso de Pedagogia constroem sua profissionalidade docente, no contexto de educação rural ribeirinha amazônica. O estudo insere-se no entrecruzamento das temáticas de formação docente, profissionalidade docente e educação ribeirinha. O referencial teórico assenta-se nos estudos de Roldão (2005); Contreras (2002); Tardif (2002); Nóvoa (1999) e Chakur (2001). Para a coleta dos dados, foram realizados junto aos egressos do curso de Pedagogia das Águas, do Campus de Abaetetuba, da Universidade Federal do Pará, dois grupos focais. Após a coleta e transcrição dos dados, eles foram agrupados e analisados por meio de categorias a posteriori, fazendo uso do referencial teórico-metodológico adotado para a pesquisa. Os resultados da investigação mostraram o lugar ocupado pelos conhecimentos advindos da formação acadêmica e dos saberes construídos na e pela prática profissional. Indicaram que essas duas modalidades de conhecimentos ainda não se articularam, uma vez que os participantes valorizaram mais a prática do que a teoria.

Keywords : Educação ribeirinha; Profissionalidade docente; Formação docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )