SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número78Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonialOs artefatos digitais como ferramentas mediadoras das atividades cognitivas dos estudantes: possibilidades para novos cenários de aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

TAVARES SILVA, Fabiany de Cássia  y  FERNANDES, Christiane Caetano Martins. Estudo de documentos curriculares prescritos: (de)compondo uma metodologia de investigação. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.225-241.  Epub 19-Nov-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.69522.

Este texto expõe os procedimentos metodológicos utilizados em um Programa de Pesquisa que realiza análises sobre documentos curriculares prescritos, também conhecidos como parâmetros, orientações, diretrizes, referenciais, programas e/ou planos, produzidos por redes de ensino estaduais e/ou municipais. Os procedimentos são baseados em uma versão do método de comparação intitulada “estudos comparados”, que suporta outra representação ou outro design qualitativo de comparação, cruzando as áreas de educação comparada, história da educação e sociologia. As fontes de investigação selecionadas são dissertações e teses. De um lado, por constituir expressão de poder simbólico, de dados de enunciação, de fazer ver e crer, de confirmar ou de transformar os conteúdos do ‘mundo curricular’. De outro, por disponibilizar um ‘conhecimento poderoso’, validado pela crença da/na legitimidade das escolhas e de quem as legitima, crença cuja produção torna relevante os estudos acadêmicos sobre documentos curriculares prescritos. E, por fim, porque a produção de análises sobre documentos curriculares e a produção de dissertações e teses são algumas das ações do Programa.

Palabras clave : Método; Estudo Comparado; Documentos Curriculares Locais; Currículo; Dissertações e Teses.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )