SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número78Os artefatos digitais como ferramentas mediadoras das atividades cognitivas dos estudantes: possibilidades para novos cenários de aprendizagemTransversalidade entre Bourdieu e Fleck: campo e produção do conhecimento científico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

LOCATELLI, Arinalda Silva  y  VIEIRA, Lívia Fraga. Condições de trabalho na Educação Infantil no Brasil: os desafios da profissionalização e da valorização docente. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.263-281.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.69545.

Neste artigo, apresentam-se os resultados de pesquisa cujo objetivo foi analisar as dimensões constitutivas do trabalho docente na Educação Infantil pública e sua relação com o processo de expansão das políticas educativas voltadas para esta etapa da educação básica, ocorrida nas últimas décadas, em municípios da Região Amazônica. Os dados analisados foram as respostas aos questionários aplicados a 137 sujeitos docentes (professoras e monitoras) atuantes no universo de 31 instituições públicas municipais de Educação Infantil, que atendiam crianças na faixa etária de 0 a 5 anos, do estado do Tocantins, das áreas rural e urbana dos municípios de Araguatins e Tocantinópolis. As informações sobre perfil e percepção dos sujeitos docentes sobre as suas condições de trabalho foram coletadas durante o segundo semestre do ano de 2016. O contexto analisado remete-nos a avaliar que, mesmo reconhecendo que nas últimas décadas houve avanços em relação às condições de trabalho, na dimensão estrutural e nas relações de trabalho, a consecução de uma Educação da Primeira Infância comprometida com a qualidade da educação e o bem-estar das crianças e profissionais, ainda não se consolidou no sentido de implementar uma política sistemática de investimentos nas condições de trabalho oferecidas aos profissionais que educam e cuidam nas creches e pré-escolas.

Palabras clave : Educação Infantil; Condições de trabalho; Valorização docente; Região Amazônica; Tocantins.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )