SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número78Transversalidade entre Bourdieu e Fleck: campo e produção do conhecimento científico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade  e  COCO, Valdete. Avaliação institucional e formação docente como práticas dialógicas na Educação Infantil. Educ. Rev. [online]. 2019, vol.35, n.78, pp.303-323.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.69827.

Este artigo integra a pesquisa que focaliza a avaliação institucional na Educação Infantil no contexto de um município brasileiro. Nele se analisa os movimentos formativos docentes decorrentes dessa ação avaliativa. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, a referida pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com procedimentos de análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas. No escopo deste texto, focalizam-se, especialmente, os enunciados expressos nas entrevistas realizadas com onze docentes. A análise dos dados evidencia a configuração de um evento marcado pela multiplicidade de vozes que compõem o debate sobre a qualidade da Educação Infantil ofertada, em articulação com a defesa do direito das crianças à educação e do reconhecimento e valorização dos docentes. Conclui-se que a avaliação institucional encerra grande potencial formativo para os envolvidos, uma vez que pode instar movimentos dialógicos situados numa pauta em disputa nas políticas públicas atuais.

Palavras-chave : Educação Infantil; Avaliação institucional; Formação docente..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )