SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Criança, infância e educação infantil: pressupostos das pesquisasEducação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SCHWEIG, Graziele Ramos. A narrativa de ficção e o ensino de Ciências Sociais. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e61627.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.61627.

O artigo apresenta reflexões oriundas de um projeto de pesquisa e ensino junto a estudantes do Ensino Médio de uma instituição de educação profissional. Busca-se discutir o papel da narrativa de ficção no ensino de Ciências Sociais como forma de operar um desvio com relação ao regime de conhecimento baseado no modelo da representação e na concepção de ensinar como transmissão de conteúdos. Parte-se da constatação de que este modelo se mostra insuficiente para dar conta da complexidade da atuação docente, especialmente frente a seus desafios contemporâneos. Para isso, é apresentada uma experiência pedagógica na qual os estudantes foram convidados a escrever narrativas de ficção e a terem contato com diferentes produções dentro das atividades curriculares da disciplina de Sociologia. Com essa prática, buscou-se produzir uma experiência de aprendizagem inventiva e em correspondência com as potencialidades de criação do território em que estes jovens vivem. A investigação tem orientação etnográfica, envolvendo elaboração de diários de campo e análise da produção escrita dos estudantes.

Palabras clave : Ensino de Ciências Sociais; Ficção; Etnografia; Ensino-aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )