SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Global education through teaching/learning Portuguese as a mother tongue: a formative journeyA deleuzo-guattarian approach on the school and the vitalism of its problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CONTE, Elaine. Perspectivas da performance docente à luz das tecnologias digitais. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e62506.  Epub July 09, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62506.

A performance surge nesse ensaio como uma dimensão inquietante e complexa, para compreendermos a dinâmica das relações do viver fluído e intenso das interconexões digitais, considerando a emergência da tecnociência e do agir pedagógico online. Trata-se de aprofundar os debates hermenêuticos sobre as dimensões da performance docente com as transformações objetivas, subjetivas e sociais das redes sociais. Afinal, o que estamos performando em termos de ações pedagógicas, filosóficas e políticas na cultura digital? Os desafios de uma performance docente aliada à cultura digital revelam déficits acerca da recriação de conhecimentos e atuação performativa do professor na areia movediça das tecnologias. Tais provocações da atuação docente na cibercultura apontam para ambiguidades dos processos pedagógicos nos meios virtualizados, o que demanda um processo de reflexão que possa se expandir com potencial de conversação, potencial de visibilidade e contradições performativas. Uma visão crítica da pedagogia online com contrapontos e desdobramentos no exercício da imaginação e da produção de conhecimentos requer a ação docente para engajar-se às performances sociais, a partir de outras releituras e pesquisas.

Keywords : Performances; Tecnologias digitais; Redes sociais; Educação; Comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )