SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativoUma abordagem deleuzo-guattariana sobre a escola e o vitalismo de seus problemas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CONTE, Elaine. Perspectivas da performance docente à luz das tecnologias digitais. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e62506.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62506.

A performance surge nesse ensaio como uma dimensão inquietante e complexa, para compreendermos a dinâmica das relações do viver fluído e intenso das interconexões digitais, considerando a emergência da tecnociência e do agir pedagógico online. Trata-se de aprofundar os debates hermenêuticos sobre as dimensões da performance docente com as transformações objetivas, subjetivas e sociais das redes sociais. Afinal, o que estamos performando em termos de ações pedagógicas, filosóficas e políticas na cultura digital? Os desafios de uma performance docente aliada à cultura digital revelam déficits acerca da recriação de conhecimentos e atuação performativa do professor na areia movediça das tecnologias. Tais provocações da atuação docente na cibercultura apontam para ambiguidades dos processos pedagógicos nos meios virtualizados, o que demanda um processo de reflexão que possa se expandir com potencial de conversação, potencial de visibilidade e contradições performativas. Uma visão crítica da pedagogia online com contrapontos e desdobramentos no exercício da imaginação e da produção de conhecimentos requer a ação docente para engajar-se às performances sociais, a partir de outras releituras e pesquisas.

Palabras clave : Performances; Tecnologias digitais; Redes sociais; Educação; Comunicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )