SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Perspectivas da performance docente à luz das tecnologias digitaisProjetar sobre projetos: currículo e ensino de História índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

RIBEIRO, Cintya Regina. Uma abordagem deleuzo-guattariana sobre a escola e o vitalismo de seus problemas. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e62743.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.62743.

O propósito desse estudo é perspectivar uma abordagem filosófica de inspiração vitalista para discutir a escola e os seus problemas, tomando com alvo exatamente os modos como se configuram as condições daquilo que qualificamos como problema ou como sendo da ordem do problemático. Para tal, o trabalho orienta-se a partir de uma filosofia da imanência centrada no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari bem como em algumas inspirações em Friedrich Nietzsche articuladas a partir de Deleuze. O percurso investigativo mobiliza três eixos de discussão: a) situar uma abordagem crítica sobre as condições de instauração de um problema, do ponto de vista do plano do pensamento, tomado numa perspectiva de imanência; b) destacar, no interior dessa prerrogativa de imanência, a necessidade de afirmar a coexistência entre as forças de determinação e de indeterminação quando se aborda a escola como um plano de existência, evocando a discussão deleuzo-guattariana sobre agenciamento; c) argumentar em favor de um vitalismo filosófico no campo educacional, apresentando algumas linhas de forças desse modo afirmativo de pensamento, as quais suscitam pensar outro modo de crítica e ao mesmo tempo exigem afirmar uma disposição estética e ético-política frente às condições de emergência daquilo que produzimos como sendo da ordem do problemático.

Palabras clave : Agenciamento; Escola; Gilles Deleuze; Problema; Vitalismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )