SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36A deleuzo-guattarian approach on the school and the vitalism of its problemsCritical elements of the school in the mapuche territory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio de. Projetar sobre projetos: currículo e ensino de História. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e64392.  Epub July 09, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.64392.

Contra as evidências que entendem a educação escolar como um produto e os professores como figuras acessórias para a reprodução de propostas curriculares alienígenas, esse artigo propõe discutir possibilidades de projetos curriculares para o ensino de História na educação básica tomando por referência documentos produzidos por graduandos de Licenciatura em História ao pesquisar elementos da cultura escolar, a saber, os diferentes sujeitos escolares, os discursos, as práticas e os rituais, a cultura material e a arquitetura escolar (VIÑAO-FRAGO, 2007). Retomamos o entendimento de Marc Bloch (2001), para quem, o ofício do historiador, e do professor de História, por conseguinte, implica em posicionamento criativo, uma vez que pressupõe movimento, transformação e renovação. Tal postura se coaduna com o debate em torno da cultura escolar que toma a instituição escolar como produtora de cultura e não mera reprodutora de culturas que lhe são exteriores. Consideramos estar em jogo a relação entre projeto e destino (ARGAN, 2004): seguir o desígnio dito e decidido por outrem e efetuar o produto educacional, consumando a tão criticada fragmentação entre os criadores e executores ou projetar, tomando para si o desígnio, o desenho da aula de História.

Keywords : Ensino de História; Currículo; Cultura escolar; Projetos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )