SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Design on projects: curriculum and History teachingHistorical thinking of young students about Brazil: an analysis from the contributions of Historical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CUEVAS, Héctor Torres  and  CARRILLO, Miguel Friz. Elementos críticos da escola em território mapuche. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e66108.  Epub July 09, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.66108.

O artigo apresenta elementos críticos que caracterizam o funcionamento da escola em território Mapuche a partir de uma reflexão com integrantes de comunidades Mapuches que cumprem funções no âmbito familiar, social e político. A metodologia da pesquisa situa-se na antropologia da educação, o que favoreceu uma abordagem qualitativa do objeto de estudo. Os resultados apontam dificuldades no acesso à escola, questionando do perfil dos projetos educacionais, o estabelecimento de relações de poder assimétricas família-escola e a predominância de uma educação desterritorializada. Conclui-se que esses elementos enfatizam a construção de processos políticos destinados a favorecer a livre determinação educacional da sociedade Mapuche.

Keywords : Projetos educacionais; Mapuche; Colonialismo; Relacionamento família-escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )