SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Projetar sobre projetos: currículo e ensino de HistóriaPensamento histórico de jovens estudantes sobre o Brasil: uma análise a partir das contribuições da Educação Histórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

CUEVAS, Héctor Torres  e  CARRILLO, Miguel Friz. Elementos críticos da escola em território mapuche. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e66108.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.66108.

O artigo apresenta elementos críticos que caracterizam o funcionamento da escola em território Mapuche a partir de uma reflexão com integrantes de comunidades Mapuches que cumprem funções no âmbito familiar, social e político. A metodologia da pesquisa situa-se na antropologia da educação, o que favoreceu uma abordagem qualitativa do objeto de estudo. Os resultados apontam dificuldades no acesso à escola, questionando do perfil dos projetos educacionais, o estabelecimento de relações de poder assimétricas família-escola e a predominância de uma educação desterritorializada. Conclui-se que esses elementos enfatizam a construção de processos políticos destinados a favorecer a livre determinação educacional da sociedade Mapuche.

Palavras-chave : Projetos educacionais; Mapuche; Colonialismo; Relacionamento família-escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )