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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

REIS, Aaron Sena Cerqueira. Pensamento histórico de jovens estudantes sobre o Brasil: uma análise a partir das contribuições da Educação Histórica. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e67936.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.67936.

Neste artigo, objetiva-se compreender o pensamento histórico de jovens estudantes sobre o Brasil. A partir das contribuições teórico-metodológicas da Educação Histórica, analisamos os conceitos substantivos e de segunda ordem mobilizados para responder a seguinte questão: Considerando as notícias que você obteve por meio de telejornais, revistas, internet ou outros meios de comunicação, como você explicaria a atual situação do Brasil? As respostas dos 111 participantes foram analisadas segundo os pressupostos da Grounded Theory. Com este método, identificamos diferentes conceitos que foram categorizados em um dendograma composto por três classes. Este processo foi auxiliado pelo IRAMUTEQ, software que viabiliza diferentes tipos de análise textual com base na frequência das palavras. Os resultados implicaram na compreensão de agentes, entidades, dentre outros fatores relacionados à ideia de “crise” (classe 3). Além disso, os estudantes lançaram mão de explicações, baseadas em “causas” (classe 1) e “consequências” (classe 2) para o referido conceito substantivo.

Palavras-chave : Educação Histórica; Ensino de História; Pensamento Histórico; Estudantes.

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