SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36“They want it close to home”: interviews with early chidhood public education managersThe teaching of Mathematics in the thinking of Comenius, Pestalozzi and Montessori author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MENDONCA, Lurian Dionizio; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim  and  CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e como são vistos por seus pais e professores. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e71530.  Epub July 09, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.71530.

O presente estudo buscou descrever como alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), se veem e são vistos por seus pais e professores por meio dos seus relatos, com o objetivo de prover um conjunto de informações que subsidiariam a implementação de práticas educacionais mais favoráveis ao desenvolvimento das habilidades desses alunos. Participaram da pesquisa 11 alunos com AH/SD, seus pais e professoras. O método utilizado foi a entrevista semiestruturada gravada em áudio e transcrita para análise dos dados. Como resultados, observou-se que os alunos conhecem pouco sobre suas potencialidades, uma vez que seus conhecimentos em relação às possibilidades de estudo se reduzem às disciplinas do currículo escolar. Ouvindo os pais constatou-se que eles identificavam que seu filho era diferente, mas não tinham conhecimento suficiente para saber como ajudá-los. Quanto aos professores observou-se que sabem pouco sobre o tema e, especialmente, como identificá-los e o que oferecer na sala de aula regular. Com base nos dados obtidos, conclui-se que, para os alunos, um primeiro passo seria o oferecimento de enriquecimento curricular, ampliando, assim, seus horizontes e escolhas. Para os pais é necessário que recebam informações e orientações, podendo se transformar em bons parceiros, colaborando no desenvolvimento das potencialidades de seus filhos. Para os professores é urgente que tenham formação continuada sobre o tema para que possam colaborar efetivamente no desenvolvimento destes alunos.

Keywords : Altas Habilidades; Superdotação; Pais; Professores; Educação Especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )