SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36“Eles querem do lado de casa”: entrevistas com gestores municipais da Educação InfantilO ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MENDONCA, Lurian Dionizio; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim  y  CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e como são vistos por seus pais e professores. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e71530.  Epub 09-Jul-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.71530.

O presente estudo buscou descrever como alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), se veem e são vistos por seus pais e professores por meio dos seus relatos, com o objetivo de prover um conjunto de informações que subsidiariam a implementação de práticas educacionais mais favoráveis ao desenvolvimento das habilidades desses alunos. Participaram da pesquisa 11 alunos com AH/SD, seus pais e professoras. O método utilizado foi a entrevista semiestruturada gravada em áudio e transcrita para análise dos dados. Como resultados, observou-se que os alunos conhecem pouco sobre suas potencialidades, uma vez que seus conhecimentos em relação às possibilidades de estudo se reduzem às disciplinas do currículo escolar. Ouvindo os pais constatou-se que eles identificavam que seu filho era diferente, mas não tinham conhecimento suficiente para saber como ajudá-los. Quanto aos professores observou-se que sabem pouco sobre o tema e, especialmente, como identificá-los e o que oferecer na sala de aula regular. Com base nos dados obtidos, conclui-se que, para os alunos, um primeiro passo seria o oferecimento de enriquecimento curricular, ampliando, assim, seus horizontes e escolhas. Para os pais é necessário que recebam informações e orientações, podendo se transformar em bons parceiros, colaborando no desenvolvimento das potencialidades de seus filhos. Para os professores é urgente que tenham formação continuada sobre o tema para que possam colaborar efetivamente no desenvolvimento destes alunos.

Palabras clave : Altas Habilidades; Superdotação; Pais; Professores; Educação Especial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )