SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Highly skilled/gifted students:how they see themselves and how they are seen by their parents and teachersExergames in the School Physical Education as intensifier of the teaching action in the digital culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MEDEIROS NETA, Olivia Morais  and  GUTIERRE, Liliane dos Santos. O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e64213.  Epub Aug 18, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.64213.

Neste artigo, discutimos os fundamentos para o ensino da Matemática na Pedagogia Tradicional e na Pedagogia Nova, marcadamente, a partir das teorias de fronteira de Comenius, Pestalozzi e Montessori. Esta pesquisa é de cunho documental e bibliográfico. Ao final da análise, concluímos que: há uma circulação de ideias entre o pensamento educacional de Comenius, Pestalozzi e Maria Montessori no que diz respeito ao uso de materiais didáticos e que nos métodos por estes pensadores a Matemática está associada às atividades práticas e gradativas.

Keywords : Fundamentos da Educação; Matemática; Comenius; Pestalozzi; Montessori.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )