SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e como são vistos por seus pais e professoresExergames na Educação Física Escolar como potencializadores da ação docente na cultura digital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MEDEIROS NETA, Olivia Morais  y  GUTIERRE, Liliane dos Santos. O ensino de Matemática no pensamento de Comênius, Pestalozzi e Montessori. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e64213.  Epub 18-Ago-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.64213.

Neste artigo, discutimos os fundamentos para o ensino da Matemática na Pedagogia Tradicional e na Pedagogia Nova, marcadamente, a partir das teorias de fronteira de Comenius, Pestalozzi e Montessori. Esta pesquisa é de cunho documental e bibliográfico. Ao final da análise, concluímos que: há uma circulação de ideias entre o pensamento educacional de Comenius, Pestalozzi e Maria Montessori no que diz respeito ao uso de materiais didáticos e que nos métodos por estes pensadores a Matemática está associada às atividades práticas e gradativas.

Palabras clave : Fundamentos da Educação; Matemática; Comenius; Pestalozzi; Montessori.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )