SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Los sistemas educativos en el contexto de la transición de la Nueva Gestión Pública a la Post Nueva Gestión Pública: estudio comparado entre Brasil y EspañaRelações de gênero na Educação Infantil: estrutura e agência no processo de construção de sentidos sobre ser menino e ser menina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

NASCIMENTO, Stephany de Sá  y  MATTOS, Rafael da Silva. A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de Férias. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e68789.  Epub 09-Oct-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.68789.

O objetivo desse estudo foi discutir a mercantilização do lazer nas Colônias de Férias. Trata-se de um trabalho qualitativo com uso de entrevistas semiestruturadas com 10 profissionais de Educação Física que atuaram em diferentes Colônias de Férias do município do Rio de Janeiro. Para a análise dos resultados foi empregada a técnica de Análise do Conteúdo segundo Laurence Bardin. Constatou-se que a Colônia de Férias é mais uma forma de lazer na figura de mercadoria. Isso atrai o uso de técnicas disciplinares por parte dos professores para que estes consigam administrar, por exemplo, grandes quantidades de alunos que ficam sob sua responsabilidade. Este fato é semelhante ao que acontece no ambiente escolar. Concluiu-se que as práticas disciplinares e a violência entre os alunos também estão na lógica de funcionamento das Colônias de Férias, o que pode dificultar o lazer como prática de emancipação, diversão e liberdade.

Palabras clave : Criança; Educação extraescolar; Férias; Atividades de lazer.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )