SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36A educação fora da escola: a mercantilização e a disciplina do lazer nas Colônias de FériasOs temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SANTOS, Sandro Vinicius Sales  y  SILVA, Isabel de Oliveira e. Relações de gênero na Educação Infantil: estrutura e agência no processo de construção de sentidos sobre ser menino e ser menina. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e69973.  Epub 09-Oct-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.69973.

Neste artigo, analisam-se as formas como as crianças vivenciam as relações de gênero em uma instituição de Educação Infantil, de modo a evidenciar as articulações entre as dimensões estruturais e as agências de meninos e de meninas. O objeto da pesquisa são as relações entre a regulação institucional e as ações de meninos e de meninas de 4 e 5 anos, nas escolhas e nos usos dos ambientes de uma instituição de Educação Infantil. Do ponto de vista teórico, o texto ancora-se nos estudos de gênero, da infância e da Educação Infantil. Já do ponto de vista metodológico, o estudo configura-se como uma etnografia desenvolvida ao longo de 2015 com 7 meninas e 11 meninos de 5 anos de idade e seus professores em uma instituição pública de Educação Infantil situada em Belo Horizonte, Minas Gerais, tendo como instrumentos de produção de dados: observação participante, entrevistas e desenhos articulados com a oralidade das crianças. Verificou-se que a regulação exercida pelos professores influencia a ação das crianças no processo de escolha e uso que fazem dos espaços da Educação Infantil, uma vez que os meninos se mostraram mais expansivos do que as meninas no que tange ao uso dos espaços da instituição.

Palabras clave : Infância; Crianças; Educação Infantil; Relações de gênero; Estrutura e agência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )