SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Gender relations in Early Childhood Education: structure and agency in the process of building meanings about being a boy and being a girlSchool of Artificers Apprentices or School of Apprentices and Artificers? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ARTUSO, Alysson Ramos. Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e71040.  Epub Oct 09, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.71040.

Há uma lacuna entre os estudos científicos brasileiros sobre materiais didáticos no que se refere a investigações de larga escala sobre o uso desses materiais em sala de aula e das preferências e opiniões de alunos e professores acerca deles. Por isso, o objetivo deste trabalho é identificar o interesse de estudantes brasileiros de Ensino Médio sobre 23 itens do livro de Física, bem como cotejar o resultado com pesquisas similares. Um questionário foi aplicado a 374 estudantes das cinco regiões brasileiras com possibilidade de comparação das respostas de acordo com os estratos da pesquisa, tais como sexo e idade do respondente. Exercícios de vestibular, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o funcionamento de produtos tecnológicos são os quesitos mais valorizados pelos discentes. Biografias, atividades em grupo e o contexto histórico em que se deram os desenvolvimentos científicos são os menos interessantes. Não houve diferenças frequentes entre os estratos pesquisados, mostrando certa homogeneidade sobre as preferências acerca do livro didático em todo o território nacional. Tais resultados têm potencial interesse também para docentes de Física, autores e editores de materiais didáticos, que podem focar seus trabalhos em temas mais adequados aos estudantes.

Keywords : Manuais escolares; Ensino Médio; Pesquisa qualitative; Ensino de Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )