SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36The interesting themes and uses according to students in Physics textbooksTransdisciplinary thinking as perception of the real and the educational and planetary challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

COLOMBO, Irineu Mario. Escola de Aprendizes Artífices ou Escola de Aprendizes e Artífices?. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e71886.  Epub Oct 09, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.71886.

O marco inicial de uma política nacional de formação profissional foi a criação de 19 Escolas de Aprendizes Artífices por um Decreto federal em 1909. Após encontrar inúmeros equívocos em dissertações e teses, que apresentavam a origem da rede federal de educação profissional e tecnológica, usando os termos “aprendizes artífices” acrescentando “e”, ficando “aprendizes e artífices”, apresentou-se o desafio que resultou na pesquisa para este artigo, a fim de tentar entender este uso e apresentar a significação diacrônica, do ponto de vista conceitual, histórico e socioeconômico. Esta pesquisa utilizou a busca quantitativa dos usos dos termos em buscadores informáticos, a partir da qual procedeu-se à análise referenciada em bibliografia relativa aos aspectos históricos, econômicos e sociais, refletidas no uso conjuntural e da significação linguística de cada tempo. Por fim, a reflexão procura traduzir o interesse político, jurídico e social por trás daquela expressão, que se relaciona à estrutura de uma época e revela que o uso adequado do termo, ao preservar sua originalidade, traduz um significado que é dialético, tanto na representação como na base material da sociedade da época.

Keywords : Educação profissional; Escola de Aprendizes Artífices; História da educação; Semântica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )