SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36School of Artificers Apprentices or School of Apprentices and Artificers?Master’s in Teaching: political and pedagogical dimensions in the context of teaching training in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MARTINAZZO, Celso José. O pensamento transdisciplinar como percepção do real e os desafios educacionais e planetários. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e66048.  Epub Nov 03, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.66048.

Neste texto, temos como objetivo refletir sobre o pensamento transdisciplinar e os possíveis desdobramentos do princípio epistemológico da transdisciplinaridade no enfrentamento dos desafios educacionais e planetários. O princípio epistemológico da transdisciplinaridade tem como pressuposto a compreensão da dinâmica da realidade e dos seus diferentes níveis pela via da complexidade biofísica e cultural do real. Por esta razão, entendemos que é pela via do princípio epistemometodológico da transdisciplinaridade que se pode pensar em uma educação que leve em conta a nossa condição humana com vistas a uma civilização planetária. O texto foi elaborado com base na metodologia de pesquisa interpretativa, com apoio em referências bibliográficas, tendo como fonte primária os pensadores que abordam e analisam essa temática.

Keywords : Transdisciplinaridade; Consciência do real; Civilização planetária.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )