SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Mestrado em Ensino: dimensões políticas e pedagógicas no contexto de formação docente em PortugalVínculos religiosos entre estudantes universitários: comparações entre licenciatura e bacharelado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; CARVALHO, Cynthia Paes de  y  CARRASQUEIRA, Karina. Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e70499.  Epub 25-Nov-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.70499.

Este artigo teve como ponto de partida a indagação sobre em que medida o trabalho docente coletivo produz diferentes resultados educacionais. O objetivo deste estudo quantitativo foi verificar se a colaboração docente tem impacto sobre a proficiência dos alunos e investigar fatores escolares associados ao aumento da colaboração docente. Foram utilizados dados da Prova Brasil de 2017, referentes ao 5º ano das escolas municipais e estaduais de todo país. A partir das respostas dos questionários contextuais, foram criados indicadores utilizados em regressões lineares que estimaram a relação entre proficiência do aluno e a colaboração docente, e a relação desta última com a percepção dos professores sobre outros fatores escolares. Os resultados indicam que uma maior colaboração entre o corpo docente tem impacto positivo na proficiência e que fatores como liderança do diretor, quantidade de escolas onde o professor trabalha e percepção de agressividade dos alunos estão associados a uma maior ou menor colaboração entre os professores.

Palabras clave : Colaboração docente; Qualidade da educação; Fatores escolares; Clima escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )