SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Vínculos religiosos entre estudantes universitários: comparações entre licenciatura e bacharelado“Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FAVERO, Altair Alberto; CONSALTER, Evandro  y  TONIETO, Carina. A lógica do mercado e suas implicações nas políticas e processos de avaliação da Educação superior. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e74384.  Epub 26-Nov-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.74384.

O presente texto é resultado de uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, que buscou construir uma resposta satisfatória para o seguinte problema: quais são as evidências que apontam para a supremacia da visão mercantilista neoliberal na elaboração dos indicadores de qualidade da Educação Superior? O texto está dividido em três partes: na primeira, aponta-se o discurso da centralidade da avaliação na Educação Superior; na segunda parte, aborda-se a mercantilização da Educação Superior e o discurso em favor do mercado como critério de avaliação; na terceira e última parte, discute-se as implicações formativas provenientes do modelo educacional do mercado. Conclui-se que a lógica mercantil neoliberal e o caráter mercadológico da educação se ocultam por trás de indicadores de qualidade e de chavões de excelência, impactando na elaboração e condução das políticas de avaliação da Educação Superior.

Palabras clave : Educação Superior; Avaliação; Qualidade; Mercantilização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )