SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36The market logic and its implications at the policies and processes of evaluation of the Higher EducationThe Development of Elementary School Teachers’ Collaborative Practice in a Lesson Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MELO, André Magri Ribeiro de  and  OLIVEIRA, Míria Gomes de. “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75656.  Epub Nov 26, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75656.

O discurso autobiográfico não se limita à narração episódica do vivido, mas encontra seu fundamento na ação humana de configurar narrativamente o curso temporal da experiência. Neste texto, propomo-nos a interpretar as narrativas de jovens leitores do sertão potiguar sobre seus processos de educação literária, enfatizando suas percepções sobre o gesto de compor memórias e narrá-las, além de suas relações com a leitura e a literatura enquanto saberes simbólicos e experiências autoformativas. Interessa-nos compreender suas histórias de leitura a partir das memórias evocadas durante entrevistas autobiográficas individuais, realçando o valor heurístico e autopoiético da narrativa de si. A análise sugere que o ato de se narrar, de performar criticamente a rememoração, efetiva acontecimentos na vida dos jovens leitores, abrindo-lhes à possibilidade de reelaborar o passado, dar novos sentidos ao presente e perspectivar projetos de vida no porvir.

Keywords : Narrativa de si; Memórias de leitura; Educação Literária; Saberes narrativos; Reflexividade autobiográfica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )