SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36“Me, reader of myself”: narrative knowledge and autobiographical reflexivity in the Potiguar backlandsDigital Culture and Teacher Education: an analysis from the perspective of undergraduate students in Pedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

RICHIT, Adriana; PONTE, João Pedro da  and  TOMKELSKI, Mauri Luís. Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aula. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e69346.  Epub Jan 11, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.69346.

O artigo aborda o processo de desenvolvimento da colaboração profissional em um estudo de aula que envolveu seis professoras de escolas públicas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, pertencentes à 15ª Coordenadoria Regional de Educação (15ª CRE), no planejamento de uma aula, a aula de investigação, sobre o tópico curricular ‘metro’ como unidade de medida. A análise qualitativa e interpretativa baseou-se em gravações de áudio das sessões de planejamento da aula, notas de campo, dados constituídos mediante questionários e entrevistas realizadas com as professoras participantes. Os resultados mostram que a colaboração profissional promovida ao longo do estudo de aula foi favorecida pela dinâmica das diferentes etapas do processo e, especialmente, pela relação entre participantes e professores formadores. A colaboração emergiu no contexto de atividades tais como planejamento da aula de investigação, ampliou-se para o ensino em sala de aula, observação e reflexão sobre a aula de investigação, e foi valorizada face ao encorajamento entre as participantes na medida em que as professoras sentiram-se confiantes, encorajadas e acolhidas no grupo.

Keywords : Colaboração profissional; Anos iniciais; Estudos de aula; Prática profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )