SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36The Development of Elementary School Teachers’ Collaborative Practice in a Lesson StudyDemocratic management in western mesoregion of Maranhão: approaches and highlights in the laws of Municipal Education Systems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

FERREIRA, Jacques de Lima. Cultura Digital e Formação de Professores: uma análise a partir da perspectiva dos discentes da Licenciatura em Pedagogia. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75857.  Epub Jan 11, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75857.

Esta investigação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória que foi realizada com 127 alunos da Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade particular de Curitiba, que realizam o curso na modalidade presencial, semipresencial e a distância. O objetivo foi a análise e a reflexão sobre a Cultura Digital na Formação de Professores a partir da perspectiva dos discentes. Os dados foram coletados a partir de um questionário online e analisados a partir da perspectiva de Bardin (2011), com o auxílio do software ATLAS.ti. A análise de dados permitiu constatar que os Licenciandos em Pedagogia identificam a Cultura Digital na formação inicial quando a universidade possibilita a presença das tecnologias digitais nos espaços de convivência e o acesso à rede Wi-fi, assim como também reconhecem quando o professor faz uso das tecnologias digitais na prática pedagógica.

Keywords : Tecnologias; Cultura Digital; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )