SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Desenvolvimento da prática colaborativa com professoras dos anos iniciais em um estudo de aulaGestão democrática na mesorregião Oeste Maranhense: enfoques e destaques nas leis dos Sistemas Municipais de Educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

FERREIRA, Jacques de Lima. Cultura Digital e Formação de Professores: uma análise a partir da perspectiva dos discentes da Licenciatura em Pedagogia. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75857.  Epub 11-Ene-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75857.

Esta investigação apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória que foi realizada com 127 alunos da Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade particular de Curitiba, que realizam o curso na modalidade presencial, semipresencial e a distância. O objetivo foi a análise e a reflexão sobre a Cultura Digital na Formação de Professores a partir da perspectiva dos discentes. Os dados foram coletados a partir de um questionário online e analisados a partir da perspectiva de Bardin (2011), com o auxílio do software ATLAS.ti. A análise de dados permitiu constatar que os Licenciandos em Pedagogia identificam a Cultura Digital na formação inicial quando a universidade possibilita a presença das tecnologias digitais nos espaços de convivência e o acesso à rede Wi-fi, assim como também reconhecem quando o professor faz uso das tecnologias digitais na prática pedagógica.

Palabras clave : Tecnologias; Cultura Digital; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )