SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36The teaching staff and compensatory education policies in France:Teaching education, early carrer and professional trajectoriesInstitutional arrangements for education management in Bahia territories: tensions between public and private author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

MARQUES, Luciana Rosa. Repercussões da nova gestão pública na gestão da educação: um estudo da rede estadual de Goiás. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e69772.  Epub Feb 11, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.69772.

O modelo da Nova Gestão Pública (NGP) tem se tornado hegemônico no Brasil. Calcado em metas, resultados e em avaliações de larga escala, tem sido adotado por vários estados no país. Seus preceitos têm sido implantados também na educação. Este estudo busca verificar quais as repercussões da NGP na gestão da educação na rede pública estadual de Goiás, estado que vem se destacando pelos bons resultados alcançados em avaliações de larga escala. Tomando por base os construtos da Teoria do Discurso, proposta por Ernesto Laclau e seus seguidores, a pesquisa foi realizada a partir de entrevistas com os dirigentes das escolas de maior e menor do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do estado, do sindicato dos profissionais de educação e da secretaria de educação, além da análise das diretrizes governamentais. Verificamos que a NGP é hegemônica na política educacional do estado, constituindo-se como um ponto nodal. No entanto, a gestão democrática também é fulcral no discurso dos entrevistados, podendo ser considerada também como um ponto nodal.

Keywords : Nova Gestão Pública; Gestão Educacional; Política Educacional; Teoria do Discurso.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )