SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36The centrality of Paulo Freire for public, democratic, participatory Education: an interview with Licínio C. Lima45 years of the Education Postgraduate Program at the Federal University of Parana: status and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SILVA, Camila Ferreira da. Maria Teresa Estrela e as Ciências da Educação em Portugal. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e61328.  Epub Feb 11, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.61328.

O processo de constituição de um espaço acadêmico específico da área das Ciências da Educação em Portugal relaciona-se com a efervescência da cientifização da pedagogia em outros países no século XIX, acarretada pela relação entre industrialização e universalização da educação, bem como com as próprias demandas e lutas nacionais no âmbito educacional no século seguinte. Objetivar, pois, este espaço constitui um exercício complexo de reflexividade, no qual o contexto português deve ser tomado como expressão sui generis que possibilita, por meio de suas especificidades, entender dinâmicas mais amplas do campo científico e do ensino superior desse país. Esse é o cenário desta entrevista com a professora catedrática jubilada do Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa (UL) Maria Teresa Estrela. Parte-se da posição acadêmica da professora - uma das cientistas mulheres pioneiras na autonomização das Ciências da Educação em Portugal, com décadas de atuação na UL desde o fim da ditadura em 1974 - para promover um diálogo entre a sua trajetória formativa e profissional e o próprio desenvolvimento do espaço das Ciências da Educação no cenário acadêmico português.

Keywords : Ciências da Educação; Espaço acadêmico específico; Portugal; Maria Teresa Estrela.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )