SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Maria Teresa Estrela e as Ciências da Educação em PortugalApresentação - Cultura digital e educação: desafios e possibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CURY, Carlos Roberto Jamil. 45 anos de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná: situação e desafios. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e77034.  Epub 09-Nov-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77034.

Este artigo, inspirado no texto proferido na comemoração de uma efeméride do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, tem como objetivo assinalar o sentido e o significado da Pós-Graduação no Brasil. A trajetória do Programa resume em si as dimensões do processo de desenvolvimento da Pós-Graduação em Educação. Concomitantemente ao seu crescimento quantitativo, para o qual a ação consciente do Estado Brasileiro foi fundamental por meio dos Planos Nacionais de Pós-Graduação, houve a irradiação da pesquisa sobre os problemas educacionais do ponto de vista da qualidade. Aos poucos, a Pós-Graduação foi se constituindo como um intelectual coletivo e autônomo da área. Como expressão disso, destaquem-se a presença do Programa nas reuniões anuais da área, as publicações e o empenho na formação de inúmeros mestres/mestras e doutores/doutoras. Ao mesmo tempo, o programa, junto com os outros programas de pós-graduação em Educação, participando da organização da educação nacional, não deixa de estar sujeito aos processos de avaliação conduzidos pela CAPES/MEC. O artigo assinala os riscos de retrocesso no conjunto da pós-graduação por políticas de governo que venham a ser desconstrutoras de avanços colhidos no financiamento e nos processos de participação dos pares na qualificação da área.

Palabras clave : Pós-Graduação em Educação no Brasil; Programas de Pós-Graduação em Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )