SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Apresentação - Cultura digital e educação: desafios e possibilidadesLas competencias digitales docentes en entornos universitarios basados en el Digcomp índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CORREA, André Garcia  y  MILL, Daniel Ribeiro Silva. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricos. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75776.  Epub 26-Nov-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75776.

O presente artigo traz o relatório de uma investigação empírica sobre a produção científica em Educação usando de dados bibliométricos e cientométricos analisados com base em conceitos criados por Pierre Bourdieu para a sociologia da ciência com o auxílio de um referencial histórico e filosófico. Utilizando de metadados de mais de 6000 teses defendidas entre 1996 e 2016 nos programas de pós-graduação em educação no Brasil com notas cinco e superior, gerou-se um mapa da Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação. Também procurou-se testar empiricamente a afirmação acerca da pesquisa em Educação de que houve a perda do objeto de pesquisa na pós-modernidade e a importância em termos de capital científico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Os dados mostraram que a hierarquia dos objetos é muito pulverizada, mas com um núcleo que concentra muito capital científico e que tal concentração cresceu com o campo. O que pode ser explicado pelo alto grau de heteronomia do campo e fenômenos da pós-modernidade. No entanto foi possível mapear que existem objetos que trazem mais retorno de capital científico aos agentes do campo: o professor e sua formação. Portanto, não houve perda do objeto. Também foi possível observar que palavras relacionadas a tecnologias digitais cresceram e se tornaram parte do núcleo da hierarquia de objetos do campo no início do séc. XXI. As Tecnologias digitais fazem parte do núcleo da Hierarquia Social de Objetos do campo da Educação relacionados principalmente à Educação a Distância.

Palabras clave : Educação; Sociologia da ciência; TDIC; História da Educação brasileira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )