SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Hierarquia Social dos Objetos no campo da Educação: testes empíricosA virtualização do Ensino Superior: reflexões sobre políticas públicas e Educação Híbrida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

CUADRADO, Ana María Martín; SANCHEZ, Lourdes Pérez  y  TORRE, María Jordano de la. Competências digitais de docentes em ambientes universitários baseados no Digcomp. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e75866.  Epub 26-Nov-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75866.

Este artigo descreve uma proposta para adaptar os descritores sugeridos pela União Europeia através do DigComp para as áreas de habilidades de informação e comunicação para professores universitários. O estudo foi realizado graças ao feedback recebido de diferentes cursos ofertados na forma de NOOC (Nano-Open Massive Courses) em diferentes edições de 2016-17. Os dados foram obtidos apartir dos testes de diagnóstico realizados no inicio de cada curso e finais de cada usuário apartir de sua própria observação. Uma das conclusões mais relevantes do estudo foi a de ter recebido mais alunos em cursos de nível básico, seguidos de avançado e intermediário. O estudo apresentado aqui concentra-se, entre outras coisas, em tentar encontrar as razões pelas quais isso ocorreu, mostrando uma visão geral do grau de competência digital que esses professores possuem. Isso nos permitirá continuar adaptando e atualizando os descritores mencionados às necessidades atuais. Destaca-se que os resultados podem ter sido influenciados pela crise do Covid-19 que obrigou a digitalização das atividades de ensino em sala de aula em um curto período de tempo.

Palabras clave : Formação docente; Trabalho docente; Habilidades digitais; Nanocursos; Micro credenciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )