SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Formação de professores na cultura digital por meio da gamificaçãoNarrativas dos professores nas redes: o percurso dos professores da Educação Básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

SCHERER, Suely  y  BRITO, Gláucia da Silva. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e76252.  Epub 26-Nov-2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76252.

Neste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de investigar processos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar, identificando desafios e dificuldades que emergem de práticas pedagógicas em processos de integração. As questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: como tecnologias digitais podem ser integradas ao currículo escolar com vistas a inovar práticas pedagógicas e o currículo? Que desafios e dificuldades emergem de práticas pedagógicas em processos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar? Que ações de formação de professores podem contribuir com processos de integração de tecnologias digitais ao currículo escolar? Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizados estudos sobre integração de tecnologias digitais ao currículo escolar e formação de professores para uso de tecnologias digitais, articulados ao desenvolvimento de ações em escolas. Neste artigo iremos dialogar sobre processos iniciais de integração de tecnologia digital ao currículo investigados em três escolas públicas: um processo foi iniciado em parceria com professoras dos anos iniciais, outro em parceria com professores do Ensino Médio, e um terceiro processo foi desenvolvido em uma disciplina de graduação, no Ensino Superior. Os processos se caracterizam como inovadores, mas ficou evidente a necessidade de ações contínuas de formação de professores e investimento em infraestrutura tecnológica nas escolas para intensificar processos de integração nas escolas investigadas.

Palabras clave : Tecnologias digitais; Espaços escolares; Formação de professores; Cultura digital.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )