SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Digital technologies integration in school curriculum: dialogues about challenges and difficulties,Cyberfeminism and Critical Multiliteracies in Cyberculture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de  and  ALVES, Thelma Panerai. Narrativas dos professores nas redes: o percurso dos professores da Educação Básica. Educ. Rev. [online]. 2020, vol.36, e76253.  Epub Nov 26, 2020. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76253.

A cultura digital favorece a comunicação e a integração de diferentes contextos, promovendo transformações na relação da sociedade com as tecnologias digitais. O objetivo deste artigo foi analisar o percurso realizado por professores da rede pública da Educação Básica, na construção das narrativas digitais em blogs, páginas com domínio próprio e redes sociais. A metodologia deste estudo foi de natureza qualitativa, na perspectiva dos Estudos Culturais, com a fundamentação de autores como Castells (2017), Jenkins (2008), Bruner (2002), Paul (2014) e Recuero (2016). Os dados foram coletados através de entrevistas realizadas virtualmente ou presencialmente, e foram criadas categorias de análise que emergiram da teoria e dos dados coletados. Os sujeitos da pesquisa foram 60 professores da rede pública da Educação Básica, que produziam e compartilhavam conteúdos com foco educacional, nas redes. Como resultados, encontramos que os professores entrevistados ficaram surpresos, inicialmente, com as respostas obtidas pelas narrativas criadas em seus espaços digitais. Os professores narraram que nem sempre recebiam apoio nas ações realizadas dentro das escolas, mas que, extrapolando os muros das escolas, se sentiam conectados a outras pessoas e acolhidos por elas. Neste sentido, os professores se deram conta da capacidade de influência que exerciam nas redes.

Keywords : Narrativas; Cultura digital; Professores; Educação Básica; Espaços virtuais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )